Na manhã desta quarta-feira (9), a cidade de Nova Serrana recebeu a Plenária Regional do Parlamento Jovem 2023, um evento que reuniu representantes de sete cidades da região para discutir e aprovar propostas que serão levadas para a etapa estadual do projeto no próximo mês. A iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, visa empoderar os jovens na esfera política. A sessão, realizada na Câmara Municipal de Nova Serrana, mais uma vez tratou do tema deste ano, “Jovem e Mercado de Trabalho”.
De Pará de Minas, cinco jovens participaram do encontro, todos alunos da Escola Estadual Zico Ferreira. A escola é parceira da Câmara Municipal de Pará de Minas este ano e contribui para a representatividade dos jovens no PJ.
Entre os estudantes, Júlia Fernandes, de 15 anos, foi escolhida para representar Pará de Minas na plenária estadual, programada para setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. "Participar do Parlamento Jovem é uma oportunidade única para mim, pois sempre tive interesse em política, influenciada até pelo meu avô. Esta é uma excelente chance de aprendizado e aprofundamento em algo que eu gosto muito. Antes, enxergava a política de forma diferente, pensando ser apenas sobre governar o país. No entanto, o Parlamento Jovem me mostrou uma nova perspectiva, como os jovens podem moldá-la. Agora, tenho a honra de representar minha cidade na plenária estadual, compartilhando ideias e fazendo parte dessa mudança”, disse Júlia.
Aparecida Libéria Santos Moreira, diretora da Escola do Legislativo Alfeu Silva Mendes e coordenadora do projeto em Pará de Minas, detalhou a dinâmica da plenária regional. "Nesta reunião regional, uniram-se as sete cidades do Polo Centro-Oeste. Cada cidade trouxe seis representantes com suas propostas sobre o tema 'Jovem e Mercado de Trabalho'. Após um processo de votação, quatro propostas foram escolhidas para avançar. Elas agora serão levadas para Belo Horizonte, na etapa estadual, onde cerca de 150 jovens de todo o estado se reunirão. Das 48 propostas geradas no polo, apenas quatro foram priorizadas para a etapa estadual, onde se juntarão a outras de diferentes polos, totalizando cerca de 100 propostas. Dessas, 18 serão selecionadas pelos estudantes na Assembleia Legislativa, podendo eventualmente se tornar leis. Algumas propostas podem também ser encaminhadas ao nível federal, caso não sejam aproveitadas em âmbito estadual, sugerindo ideias aplicáveis em leis federais", explicou Aparecida.
Na busca por soluções concretas relacionadas ao tema "Jovem e Mercado de Trabalho", a Plenária Regional do Parlamento Jovem 2023 efetivamente aprovou as seguintes propostas que agora avançarão para a etapa estadual:
SUBTEMA 01: Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho
SUBTEMA 02: Escolaridade e qualificação profissional
SUBTEMA 03: Jovem em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho
Os jovens escolheram ainda uma proposta de tema para p Parlamento Jovem de 2024. No ano que vem eles querem que seja apresentado o tema “Melhorias na qualidade do ensino escolar”.
A etapa estadual do Parlamento Jovem acontecerá em Belo Horizonte, de 20 a 22 de setembro, com foco no tema "Jovem e Mercado de Trabalho". A preparação incluiu discussões e debates entre estudantes sobre três subtemas do projeto deste ano.