Na noite da última segunda-feira, 20 de setembro, dia em que Pará de Minas completou 162 anos, aconteceu a Cerimônia de Reinauguração do Centro Literário Pedro Nestor.
Fundado em 1902 pelo então Juiz da Comarca de Pará de Minas, Dr. Pedro Nestor de Salles e Silva, com um grupo de 25 amigos, a edificação simboliza o berço do entretenimento social, desenvolvimento cultural e do pensamento político da comunidade.
Após uma grande obra de restauração, o prédio passa agora a abrigar a Escola Municipal de Dança Juliana Grassi e a Academia de Letras de Pará de Minas. O espaço também poderá ser utilizado para a realização de diversos eventos culturais.
Diversas autoridades marcaram presença na cerimônia, entre elas o Deputado Federal Diego Andrade, Deputado Estadual Inácio Franco, o Comandante da 19ª Companhia de Polícia Militar Independente de Pará de Minas Tenente-Coronel Geraldo Elias, o Presidente da Câmara Vereador Toninho Gladstone, o Prefeito Elias Diniz, o Vice-prefeito Paulo Francisdale, a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional Andréia Xavier Paulino, os vereadores Márcio Lara, Marcílio Magela, Dilhermando Rodrigues, Cléber Gonçalves, Irene Melo Franco, Márcia Marzagão, Rodrigo Alves e Sérgio Martins, e também Secretários Municipais.
O evento contou também com a participação de servidores públicos e cidadãos paraminenses.
Em seu discurso o Prefeito Elias Diniz destacou a importância da reforma e afirmou que o Centro Literário irá colaborar muito para a arte e cultura de Pará de Minas.
A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional Andréia Xavier Paulino disse se sentir emocionada com a reinauguração do espaço e afirmou sua importância como espaço de cultura para o município.
O Presidente da Câmara Vereador Toninho Gladstone, lembrou a todos que o prédio é um local histórico que marcou a vida de muitas pessoas que passaram por lá e parabenizou o Executivo pela reinauguração que será de grande valia para a população de Pará de Minas.
Houve a apresentação de dança das alunas da Missaka Escola de Dança.
Durante o evento houve as apresentações musicais do tenor Samuel Lopes, do Grupo Melisma, grupo fundado pela homenageada Juliana Grassi, e Os Mísseis, grupo de sucesso dos anos 70, encerraram a noite de festividades.
Confira abaixo as fotos do evento.