O Parlamento Jovem de Minas iniciou as atividades de 2017, na Câmara Municipal de Pará de Minas, na tarde desta quinta-feira, 23 de março com a participação de 44 alunos das escolas estaduais Avany Villena Diniz, Fernando Otávio e Nossa Senhora Auxiliadora, além do presidente da Câmara Mário Justino, dos vereadores Rodrigo Varela, Marcão, Niltinho do São Cristóvão, Dr. Ênio Talma, Marcílio de Souza e dos coordenadores e monitores PJ.
Primeira oficina do Parlamento Jovem é realizada na Câmara Municipal de Pará
A primeira oficina abordou o tema “O papel do vereador e a função da Câmara” que é de uma exposição itinerante disponível para visitação no hall da Câmara, e foi cedida em parceria com ALMG, por meio do CEAC – Centro de Apoio às Câmara da ALMG, até o dia 31 de março. Os alunos aproveitaram a presença dos vereadores e tiraram dúvidas sobre diversos assuntos como saúde, educação, processo licitatório e o que o vereador pode e não pode durante o mandato parlamentar.
Bruna Angélica Camargo Fortunato, aluna da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, falou da expectativa de participar do projeto. “ Eu considerou a visita muito importante, pois pretendo levar todo o aprendizado sobre a política para a minha família e os meus amigos”
Aluno da Escola Estadual Fernando Otávio, Pedro Augusto ressaltou o interesse pelo tema: “Estive uma vez na reunião ordinária da Câmara e tive interesse em conhecer melhor o funcionamento do legislativo. Agora com o Parlamento Jovem vou participar mais ativamente desse processo”.
João Jorge de Abreu, diretor Legislativo, falou das diversas oficinas e plenárias que serão realizadas neste primeiro semestre. “A meta é elaborar propostas sobre o conteúdo da educação política nas escolas e que serão encaminhas aos deputados estaduais. A etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas será realizada de 3 de abril a 23 de junho. A etapa regional acontecerá de 24 de junho a 23 de agosto nas cidade-polo e a etapa estadual de 24 de agosto a 31 de outubro, em Belo Horizonte”.
Mário Justino da Silva, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância do proejto. “O Parlamento Jovem veio pra ficar, pois é uma proposta apartidária. Nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade, além de conhecer melhor o que é a política, para mostramos a diferença entre a política e a politicagem. Esta é a primeira de uma série de oficinas que serão realizadas aqui na Câmara. Estou muito satisfeito de desenvolver o PJ este ano”.
A 14ª edição tem como tema central Educação Política nas Escolas e conta com a participação de 65 câmaras municipais de Minas Gerais. O PJ 2017 será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, 27 de março, em cerimônia marcada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.