A Câmara Municipal de Pará de Minas lançou oficialmente na noite desta segunda-feira, dia 27 de março, a edição 2017 do Parlamento Jovem de Minas. O projeto é desenvolvido em parceria com a Escola do Legislativo da ALMG, PUC Minas, Secretaria de Estado da Educação, Fundção Ulisses Guimarães, Unincor, Fapam e a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu durante a reunião ordinária e contou com participação de autoridades estaduais, municipais, representantes das escolas Fernando Otávio, Avany Villena e Nossa Senhora Auxiliadora.
Pará de Minas está entre as 65 câmaras municipais que discutirão o tema deste ano “Educação Política nas Escolas”. As oficinas para discutir os subtemas já começaram. Foram escolhidos três eixos temáticos: Educação Política e Currículo, Interação entre Escola e Sociedade na Formação Política dos Jovens, e Educação Política para uma Gestão Democrática e Participativa nas Escolas. A partir desses encontros serão elaboradas as propostas e selecionadas para as plenárias municipal e estadual
O Deputado Estadual Inácio Franco elogiou a iniciativa do presidente Mário Justino de implantar o PJ, em Pará de Minas. “Quero parabenizar o presidente Mário, pois este é o segundo evento que realiza na Câmara, em menos de 30 dias. Estamos vivendo um momento crítico na história política do país e a implantação do Parlamento Jovem contribuirá de maneira efetiva na formação política dos nossos jovens e adolescentes. Temos que trazê-los para o meio da boa discussão política e tentar resgatar a confiança deles nos representantes públicos”, afirmou o parlamentar.
Segundo o prefeito Elias Diniz, o Parlamento Jovem traz a esperança de resgatar a educação e os bons costumes da sociedade dentro das escolas. “O projeto é de extrema relevância, pois as discussões políticas e educacionais abrangem inúmeras áreas da sociedade e do desenvolvimento. Quero parabenizar o presidente Mário, por trazer para o espaço do legislativo essa atividade tão importante, envolvendo os jovens de Pará de Minas no debate sobre política”.
O diretor geral da Fapam, Ruperto Benjamim Cabanellas Vega comentou sobre o objetivo do Parlamento Jovem. “Discutir é importante e interessante, além de ser um exercício prático. No momento que vivemos esse descrédito da classe política, o Parlamento Jovem chega para resgatar a credibilidade e o valor da política feita com seriedade e compromisso em prol da coletividade. Quero manifestar minha gratidão, em nome da Fapam, de fazer parte dessa parceria”.
Para o coordenador pedagógico da Unincor, Pedro Carlos Ferreira Santos, o Parlamento Jovem é a semente que transformará essa geração jovem em cidadãos mais conscientes. “O filósofo Aristóteles disse que o homem é um animal político. A política é uma forma de organizar a cidade e não existe outra forma, pois ela é fundamental para nossa sociedade. São nos momentos de crise que aparecem as oportunidades e o Parlamento Jovem é essa oportunidade, pois estamos plantando uma semente para futuros cidadãos diferentes. Acredito que só teremos melhores representantes políticos quando tivermos melhores eleitores. Quero agradecer essa parceria com a Câmara e estamos prontos para contribuir com esse projeto”.
O presidente Mário Justino enfatizou a valorização e promoção do conhecimento para mudança de atitude dos jovens integrantes do PJ. “Vi no projeto a oportunidade do Legislativo Municipal de contribuir de forma efetiva para a formação dos nosso jovens. Por meio das atividades próprias do Parlamento Jovem, eles conhecerão melhor a política e terão participação mais consciente nos assuntos de interesse da comunidade, desmistificando a visão distorcida de política disseminada atualmente. É uma satisfação, enquanto presidente desta Casa, empreender um projeto de tamanha envergadura”.