Vereadores se reúnem para última sessão ordinária do primeiro semestre de 2018

por Marilva Keesen Greco última modificação 12/07/2018 16h27
Na noite desta segunda-feria, 9 de julho, os vereadores pará-minenses se reuniram para a última sessão ordinária deste primeiro semestre. Entraram em pauta três projetos do Executivo, um do vereador Márcio Eustáquio Rodrigues e um do vereador Rodrigo Varela. Durante a reunião também foram entregues seis moções de aplausos.

O presidente da Casa, vereador Marcus Vinícius iniciou a sessão, colocando em pauta o Projeto de Lei N°182/2017 de autoria do vereador Márcio Eustáquio Rodrigues, que proíbe a realização de solenidade, cerimônia ou qualquer tipo de ato para inauguração de obras públicas inacabadas ou que não possam entrar em funcionamento imediato. Esta proposição estava com pedido de vista desde a semana passada, e após manifestação contrária a matéria pela maioria dos colegas, Márcio retirou o projeto de lei.

Em seguida foi discutido o Projeto de Lei Nº 34/2018 de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019, sendo aprovado em votação por 17X00.

Projeto de Lei Nº 66/2018 de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o município de Pará de Minas a promover os atos necessários à abertura de crédito especial para arcar com as despesas de adimplemento das obrigações decorrentes da implantação de um posto dos correios no distrito de carioca, através da formalização de convênio de cooperação que será efetivado entre o município de Pará de Minas e a ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, nos termos da lei, teve pedido de vista pelo vereador Dilhermando Rodrigues Filho (Dilé).

Também entrou em discussão, o Projeto de Lei Nº 102/2018 - autoria do Executivo Municipal, que autoriza o município de Pará de Minas a promover os atos necessários à abertura de crédito especial para arcar com as despesas de adimplemento das obrigações decorrentes das obras de implantação/construção de um complexo esportivo, composto de quadras esportivas, para atender às atividades complementares do CEMEI do distrito de Torneiros.Essa matéria foi aprovada por 16X00, em primeira e segunda votação.

E, por fim, o Projeto de Lei 104/18 de autoria do vereador Rodrigo Varela, que denomina Gerônimo Marcucci a Galeria de Artes da Casa da Cultura também foi aprovado aprovado por 16X00.

A sessão foi suspensa para entrega de seis moções de aplausos. O vereador Carlinhos do Queijo homenageou a Banda Musical Estudantil do CAIC pelos quinze anos de criação. O vereador Daniel Melo homenageou Maria Raimunda da Silva e Nair dos Santos pelo Dia do Gari, em nome dos demais profissionais desta área. O vereador Dilé homenageou a Rádio Raiz FM. O vereador Ênio Talma prestou homenagem ao Grupo de Jovens No Colo da Mãe, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. O vereador Toninho Glastone homenageou a professora Maria Aparecida de Fátima Souza e o vereador Rodrigo de Torneiros prestou homenagem ao treinador Luiz Alberto Ferreira pelo trabalho desenvolvido com as crianças no TEC - Torneiros Esporte Clube. 

Após a votação de 38 requerimentos e as considerações finais, o presidente da Casa, Marcus Vinícius Rios Faria, fez um balanço dos trabalhos realizados neste primeiro semestre de 2018. "Faço uma avaliação positiva de modo geral. Tivemos muitas discussões em plenário e isso é democracia. A Escola do Legislativo foi outro ponto importante, pois desenvolvemos várias oficinas, cursos de capacitação e estamos na etapa regional do Parlamento Jovem. Nosso objetivo ampliar ainda mais esses projetos e trazer a população para participar mais do Poder Legislativo. A partir de amanhã, dia 10 de julho estamos em recesso parlamentar, ou seja, apenas as reuniões ordinárias estão suspensas, seguindo o Regimento Interno e retornaremos no dia 13 de agosto. Neste período a Câmara funcionará normalmente, com atendimento à população".

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas