Criação do Centro Viva Vida e críticas sobre diversos problemas no município foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores no uso da tribuna

por Marilva Keesen Greco última modificação 23/04/2018 16h48
No uso da tribuna pelos vereadores, durante sessão ordinária desta segunda-feira, 9 de abril foram abordados vários problemas de infraestrutura, entre outros assuntos. Confira!

O vereador Rodrigo Varela disse que está entrando com requerimento solicitando a implantação em Pará de Minas, do Centro de Valorização da Vida. "Já conversei com o prefeito a respeito e entrei em contato com os responsáveis pela expansão do centro, que me informaram a vinda em Minas Gerais no mês de junho e irão marcar reunião com o prefeito Elias Diniz para tratar do assunto. É necessário que a reunião envolva também os vereadores, por se tratar de uma entidade filantrópica, que tem salvado muitas vidas e que será muito benéfica para a cidade". 

O vereador Carlinhos do Queijo disse que esteve no posto de saúde do bairro Padre Libério e constatou que o atendimento médico está sendo feito. "Há dois médicos atendendo, está tudo sob controle, ao contrário do que o vereador Dé Pedreiro havia afirmado, e em breve serão realizadas licitações para reforma do telhado dos postos de saúde dos bairros Padre Libério, São Cristóvão, Belvedere e do Casmuc".

O vereador Ênio Talma fez considerações sobre problemas diversos em Pará de Minas. "Tenho constatado a falta de estrutura do bairro Senador Valadares; falta de controle sobre nascentes e outras áreas que deveriam estar sendo preservadas; loteamento localizado próximo à empresa Águas de Pará de Minas, numa área que era praticamente uma floresta;necessidade de aumentar o número de vagas em creches; impasse de situação de estádios de futebol existentes, sendo necessário criar novos espaços e falta de fiscais da prefeitura para cumprimento de leis, como o Código de Posturas. Aproveito a oportunidade para solicitar uma revisão no Código de Posturas, que é antigo e precisa ser atualizado".

O vereador Marcus Vinícius Rios Faria (Marcão) leu resposta do Secretário Municipal de Saúde a ofício assinado por quinze vereadores da Casa, solicitando informações sobre a entrega de marmitas pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, informando como se deu o processo; leu resposta a requerimento de sua autoria, informando que providências técnicas que viabilizarão a realização de procedimento licitatório para concessão dos serviços de exploração, construção do novo cemitério municipal já se iniciaram no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e que, após a conclusão desses procedimentos, será publicado o edital respectivo nos termos da legislação de regência. "Espero ansioso que o edital seja publicado o mais rapidamente possível, pois é necessário tomar essa providência".

O vereador Gladstone Correa Dias  relembrou que, no fim do ano passado, entrou com requerimento solicitando a permanência na cidade do Canal 18, da Rede Globo Minas, que havia sido desligado e, há cerca de dez dias, o Canal entrou novamente no ar em caráter experimental, o que ele acredita que será bastante benéfico para a cidade. O parlamentar fez considerações sobre a realização de audiência pública para debater a situação de usuários de drogas e moradores de rua de Pará de Minas. "A praça Torquato de Almeida é uma praça de contraste, sendo o coração da cidade, onde muitas coisas importantes são realizadas, mas que tem problemas também, um dos maiores é que o local abriga um grande número de usuários de drogas, alcoólatras, entre outros. É necessário que a situação da praça ser colocada em debate na audiência pública, não culpo nenhum dos três poderes pela situação da praça, mas se trata de um problema que precisa ser discutido e resolvido, além de outros locais que apresentam o mesmo problema".

O vereador Rodrigo de Torneiros disse que o poder executivo precisa dar atenção à avenida Ovídio de Abreu. "A avenida não conta com calçadas, o que coloca pedestres em risco, considerando que têm que andar na via, disputando espaço com e o grande número de veículos. Outra questão é a necessidade de construir urgentemente uma rotatória na avenida,  no acesso à avenida Professor Melo Cançado, local onde acontecem muitos acidentes, tendo ocorrido inclusive acidente com vítima fatal, e já apresentei requerimentos com as duas solicitações e reforço o pedido de que sejam atendidos".

O vereador Dé Pedreiro disse que fez solicitação de faixa de pedestre para a rua Pequi, apresentada nesta reunião pelo vereador Antônio Carlos dos Santos. Fiz vários requerimentos e é positivo que o pedido esteja sendo reforçado. Outro assunto é que o colega Carlinhos do Queijo logrou êxito ao visitar o posto de saúde do bairro Padre Libério nesta data e encontrar médicos atendendo, pois eles voltaram de férias, sendo que, na semana anterior, eu havia ido ao posto e não tinha médico atendendo. Fui informado pela enfermeira que esses profissionais estavam de férias". 

O vereador Márcio Eustáquio Rodrigues disse que apresentou, nesta data, requerimento solicitando sinalização para o trecho da Antônio Carlos, entre as ruas Papagaios e Martinho Campos, proibindo estacionamento de veículos em um dos lados da via, destacando a necessidade da proibição a fim de evitar acidentes. 

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.