Reunião ordinária da Câmara teve aprovação de um projeto de lei e entrega de moções de aplausos

por Marilva Keesen Greco última modificação 15/05/2018 15h55
Na noite desta segunda-feira, 14 de maio, os vereadores se reuniram no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas, para discussão e votação de projeto de lei, requerimentos e entrega de moções de aplausos. Antes de iniciar os trabalhos, o presidente Marcus Vinícius convidou para que todos fizessem um minuto de silêncio, em memória ao ex-presidente e advogado Paulo Mendonça, que morreu no último sábado vítima de problemas de saúde.

Em seguida, Marcus Vinícius abriu a sessão, colocando em pauta o Projeto de Lei nº 21/2018 de autoria do vereador Rodrigo Varela.  A proposição denomina CORPAM - Corredores de Rua de Pará de Minas, a praça situada entre as ruas Brasília e Curitiba. De acordo com o autor da matéria, o local é ponto de encontro dos atletas fazerem alongamentos e trocar experiências depois das corridas."A corrida de rua traz muitos benefícios à saúde física e mental. Como não podemos prestar homenagens a pessoas vivas encontramos essa maneira de homenagear a todos que praticam atividades físicas", disse Rodrigo. O projeto de lei foi aprovado em primeira e segunda votação por 13X00.

A reunião foi suspensa para entrega de moções de aplausos. O presidente Marcus Vinícius homenageou o projeto Morganti Ju-Jistsu. O vereador Marcílio de Souza prestou homenagens ao Vinícius Alves e à Cooperativa de Crédito Sicoob Ascicre pela realização da 4ª edição Nascidos para Correr. O vereador Toninho Gladstone homenageou as Filhas de Jó (Bethel Flores de Acácia nº 60 de Pará de Minas) e ao maestro Samuel Lopes. O vereador Carlinhos do Queijo prestou homenagem para Ronaldo Aparecido de Paula e, o vereador Rodrigo de Torneiros homenageou o tenente-coronel Paulo José Azevedo.

Prosseguindo a reunião, alguns vereadores fizeram uso da tribuna, bem como o estudante da UFV - Campus Florestal, Leandro Lázaro Vieira, solicitando  ajuda financeira para o transporte de universitários que moram em Pará de Minas e se deslocam para outras cidades para frequentarem um curso de ensino superior. "Foi uma promessa de campanha do prefeito Elias Diniz, garantindo o transporte de universitários para instituições da região e isso não está acontecendo. Em nome dos meus colegas estou reivindicando essa ajuda, pois os custos com mensalidades, transportes, material didático e alimentação são altos. Se tivermos essa ajuda com o transporte, esse valor que sobra nos ajudará nas outras despesas. Pedimos que os senhores vereadores intercedam por nós junto ao prefeito Elias", pontuou Leandro.

O vereador Marcos Aurélio dos Santos explicou que a Prefeitura pode arcar com o custeio do transporte universitário desde que tenha caixa para isso. Como vereadores eles irão pressionar o prefeito para que retorne essa ajuda aos estudantes.

Marcus Vinícius, presidente da Câmara Municipal, disse que o Legislativo está à disposição para cobrar junto ao prefeito essa ajuda no transporte de estudantes para universidades da região.

O vereador Carlos Lázaro também se prontificou a ajudar nessa negociação entre os estudantes e a prefeitura. Ele sugeriu que a Câmara devolva recursos ao Executivo para que seja destinado ao custeio do transportes de universitários.

A próxima reunião ordinária da Câmara Municipal será na segunda-feira, 21 de maio, a partir das 18 horas, horário regimental. Toda a população está convidada a comparecer e acompanhar os trabalhos do Poder Legislativo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas