Propostas para Plenária Municipal são preparadas pelos alunos do Parlamento Jovem de Pará de Minas

por Marilva Keesen Greco última modificação 14/06/2018 14h09
As atividades de elaboração das propostas que serão levadas para Plenária Municipal foram preparadas pelos alunos, na manhã desta sexta-feira, 8 de junho, no plenarinho da Câmara. Durante o encontro, a turma recebeu a visita do presidente Marcus Vinícius e dos vereadores Carlos Lázaro, Marcos Aurélio, Daniel Melo e Mário Justino.

A diretora da Escola do Legislativo "Alfeu Silva Mendes", Aparecida Santos e demais monitores se mobilizaram para realizar a oficina com os estudantes das Escolas Nossa Senhora Auxiliadora, Ângela Maria e Avany Villena. A turma foi dividida em três grupos com o objetivo de estudarem e debaterem o tema "Violência contra a Mulher". Em seguida, cada grupo elaborou quatro propostas de solução dos problemas identificados em Pará de Minas, que serão levadas à Plenária Municipal, na próxima quarta-feira, dia 13 de junho.

Os participantes destacaram a oportunidade de participar de discussões políticas e de ter acesso a informações que muitas vezes não chegavam até eles.

A estudante Ingrid Márcia Bessa, afirmou que mudou a forma de pensar sobre violência contra a mulher. “Aprendi a diferença entre abuso e assédio. São informações que vou levar para a minha vida”, disse ela.

Francisco Martins Santiago, admite que não tinha ideia da dimensão da violência sofrida pelas mulheres, que só foi possível conhecer a partir da participação nas atividades. “O PJ Minas contribui para desenvolvermos um pensamento crítico sobre a sociedade em que estamos vivendo”, considerou.

Aparecida Santos, diretora de Escola do Legislativo de Pará de Minas destacou as atividades feitas pelo grupo até o momento. "Esses estudantes já participaram de palestras sobre o tema desta edição, compreendendo a temática no âmbito doméstico, em instituições de poder, e a distinção entre violência e assédio. Também debateram sobre a importância da participação popular em políticas públicas e conheceram melhor sobre o poder parlamentar", explicou a diretora.

A próxima etapa será a apresentação das propostas na Plenária Municipal, no dia 13 de junho, às 8 horas, no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas, visando melhorar os problemas detectados ou ampliar as ações já em andamento, além de selecionar as que serão levadas para o encontro regional que acontecerá em agosto.

O PJ Minas é um projeto de formação política de estudantes do ensino médio, realizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com câmaras municipais. Nesta edição, participam em 16 pólos regionais 88 municípios, 27 a mais que no ano passado.

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas.