Finalização de mais duas etapas da obra da Câmara e bustos de Alferes Reo e José Augusto Corrêa de Miranda são instalados durante solenidade na sede do Legislativo Pará-minense

por Marilva Keesen Greco última modificação 11/12/2017 16h39
Em clima de homenagens, a Câmara Municipal de Pará de Minas realizou na noite desta quinta-feira, 30 de novembro, no 5º andar, a sessão solene para instalar os bustos de duas ilustres figuras que marcaram a história de Pará de Minas: Alferes Reo, primeiro agente executivo e de José Augusto Corrêa de Miranda, primeiro presidente da Câmara. Também foi descerrada a placa de finalização da 13ª e da 14ª etapa da obra da sede do Legislativo.

O evento contou com a presença do presidente Mário Justino, dos vereadores, Marcílio de Souza, Dilé, Dé Pedreiro e Toninho Gladstone, além de amigos e familiares dos homenageados e da Orquestra Arte Nossa.

Considerada uma das melhores estruturas físicas e arquitetônicas da região, a sede da Câmara tem sido utilizada para atender às demandas da sociedade. O projeto arquitetônico foi planejado pelo engenheiro e arquiteto Osvaldo da Fonseca Filho, que ao lado do presidente Mário e do procurador jurídico Antônio Carlos Lucas, descerram a placa de finalização da 13ª e da 14ª etapa. E com as obras sendo finalizadas, o presidente Mário Justino fez um balanço positivo deste ano de 2017.

Hoje, entregamos à nossa população uma sede cada vez mais estruturada e com capacidade para atender todos os cidadãos. É necessário destacar em nome do zelo e do apreço ao erário, a gestão responsável dos recursos financeiros até então aqui investidos, conduta pública reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, pelo Ministério Público e até pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, após seis auditorias, uma perícia técnica judicial e por uma ação civil pública, em trâmite. Faço um balanço positivo de minha gestão, neste ano de 2017, certo de que cumpri o meu papel como administrador e legislador desta Casa. Agradeço a todos que contribuíram com a prestação dos serviços e o bom andamento dos trabalhos. Agradeço a presença de todos, em especial dos familiares dos homenageados e do artista plástico Alexandre Pinto”, afirmou Mário.

Durante o evento foi instalado o busto de Alferes Reo, primeiro Agente Executivo do município, que em conformidade com o mandamento da Constituição do Império, tornou-se presidente da Câmara da Vila do Pará. O cargo conferia a seu titular status de chefe do executivo e legislativo, uma vez que era, ao mesmo tempo vereador e prefeito. A nomenclatura prefeitura e prefeito só passou a ser usada após a revolução de 1930.

Também foi instalado o busto de José Augusto Corrêa de Miranda, eleito vereador pelo voto popular, tendo sido escolhido pelos seus pares primeiro presidente da Câmara no período democrático que se iniciou após a ditadura de Getúlio Vargas, no ano de 1948. Déa Miranda, filha de José Augusto falou da emoção de participar da homenagem junto com seus familiares. "Toda nossa família está feliz com essa homenagem. Agradecemos ao presidente Mário Justino e todos os vereadores por valorizar e imortalizar a memória de meu pai dessa maneira tão honrosa", disse Déa.

Os bustos foram esculpidos pelo artista plástico e escultor Alexandre Magno Martins Pinto, que estou artes plásticas na escola Guinard, da Universidade Estadual de Minas Gerais; conservação e restauração de obras de arte na Universidade Federal de Minas Gerais; e escultura e modelagem na Maison de Arte (de Yara Tupinambá). Atualmente, ele se dedica às esculturas em bronze, sendo autor das esculturas de Benjamim de Oliveira, instalada no Parque do Bariri e de Padre Libério, instalada na praça Melo Viana, dentre outras.

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas