Presidente da Câmara faz balanço da administração em 2017

por Marilva Keesen Greco última modificação 03/01/2018 19h01
Próximo de encerrar o mandato como presidente da Câmara, no dia 31 de dezembro, o vereador Mário Justino da Silva fez um balanço positivo de sua administração, em entrevista coletiva à imprensa. Em 2018, ele fará parte da Mesa Diretora como secretário.

"Neste ano de 2017, entregamos à nossa população uma sede cada vez mais estruturada e com capacidade para atender todos os cidadãos. É necessário destacar em nome do zelo e do apreço ao erário, a gestão responsável dos recursos financeiros até então aqui investidos, conduta pública reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, pelo Ministério Público e até pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, após seis auditorias, uma perícia técnica judicial e por uma ação civil pública, em trâmite.

Essa é a função da Câmara. Afinal, por puro amor à palavra, cito um trecho do “Sermão da Sexagésima” de Padre Antônio Vieira, religioso jesuíta, filósofo, escritor e orador português: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”.

Mário Justino pontuou as principais ações:

• Valorização dos servidores públicos da Câmara, ressaltando a importância de uma boa equipe para o funcionamento adequado de cada setor.

• Implantação do Parlamento Jovem, inauguração da Escola do Legislativo Alfeu Silva Mendes; exposição itinerante da ALMG, mostrando as funções dos vereadores; cursos de capacitação como palestrantes renomados; Encontros com a Política e Gincana do Saber com a participação de sete escolas do ensino fundamental.

• Ordem de serviço para fabricação dos três elevadores, cumprindo as normas de acessibilidade. Dois elevadores estão em funcionamento e o terceiro com previsão de entrega para dezembro.

• Atualização do Regimento Interno.

• Autorização de as-built: revisão da parte elétrica do projeto original da Câmara para instalação de ar condicionado.

• Reestruturação do Plano de Cargos e Salários e da estrutura organizacional da Câmara, disponibilizando vagas para a realização do concurso público.

• Criação do manual de identidade visual e projeto de sinalização interna da Câmara, atendendo exigências do Ministério Público.

• Contratação de equipe de vigilantes, garantindo mais segurança aos funcionários e população que frequentam a Câmara, bem como as reuniões ordinárias.

• Aquisição de equipamentos para o Plenário como instalação de tv’s, paniel eletrônico e nova sonorização para realização das reuniões e eventos na Câmara, bem como a aquisição de aparelhos de ar condicionado, que faz parte do projeto arquitetônico deste prédio.

• Repasse de recursos à Prefeitura para transferência de subvenção no valor de R$40 mil para Cidade Ozanan e R$48 mil para o Patronato.

• Publicação do edital para realização do concurso público da Câmara, em atendimento a recomendação do Ministério Público.

• Construção de salas para arquivo, patrimônio e depósito de bens inservíveis, além do refeitório e almoxarifado da Conservel.

• Por fim, a execução e finalização da 13ª e da 14ª etapa da obra desta sede, incluindo este 5º andar, com a instalação dos bustos de Alferes Reo e de José Augusto Corrêa de Miranda.

• Afixação dos retratos de Alfeu Silva Mendes e Darci Fioravante Barros Barbosa na Galeria de Benfeitores.

• Aprovação de vários projetos de lei, beneficiando a população pará-minense.

"Faço um balanço positivo de minha gestão, neste ano de 2017, certo de que cumpri o meu papel como administrador e legislador desta Casa. Agradeço a todos que contribuíram com a prestação dos serviços e o bom andamento dos trabalhos", concluiu Mário.