Entre críticas e elogios, vereadores usam tribuna para falar sobre administração municipal

por Marilva Keesen Greco última modificação 21/05/2018 09h37
Pedidos de esclarecimento sobre a não realização de exames de endoscopia, programação do Maio Amarelo e suspeita de irregularidades em licitações da prefeitura foram assuntos abordados no uso da tribuna durante reunião ordinária desta segunda-feira, 14 de maio.

O vereador Ênio Talma disse que entrou com requerimento nesta sessão, solicitando ao Secretário Municipal de Saúde e Interventor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Paulo Duarte, tomar providências para que sejam realizados exames no dia e horário agendados para tal. "Muitos usuários do SUS têm ficado prejudicados, principalmente os que vão fazer exame de endoscopia digestiva alta, pois passam por preparação para fazer o exame, que inclui o uso de laxantes e, quando chegam para fazer o procedimento, este não é feito, sendo que, a cada dia, dão uma desculpa diferente, as reclamações são constantes, é preciso saber por que isso está acontecendo. Registro meu repúdio a essa prática e espero que a questão seja resolvida".

O vereador Rodrigo Varela leu respostas a requerimentos de sua autoria, sobre pedidos de limpeza e operação tapa-buracos na avenida Minas Gerais; iluminação e adequação de quadras  do Parque do Bariri; iluminação e pavimentação da rua Vista Alegre, no bairro Vila Maria; manutenção da rua Paraná, em Ascensão; informações sobre comemorações do Programa Maio Amarelo (salientou que a instituição do Programa Maio Amarelo foi feita por meio de uma lei de sua autoria no ano 2015, e que este ano a prefeitura implementou uma vasta programação. "Agradeço a prefeitura pelo empenho e pelas atividades que estão sendo desenvolvida". O vereador Ênio Talma disse que fica satisfeito por ver que o vereador Rodrigo Varela Franco está recendo respostas a requerimentos, ele é um vereador que apresenta muitos requerimentos e não recebe respostas.   

O vereador Marcus Vinícius Rios Faria disse que, no começo ano passado, fazendo uso da tribuna, ele reclamou e mostrou irregularidade em licitação da prefeitura para compra de reagentes para exames, e a licitação foi cancelada, se não tivesse havido o pedido de impugnação, estariam sendo feitas duas licitações pela prefeitura, que totalizariam o valor de mais de oitocentos mil reais, ele procurou a empresa que prestou o serviço e constatou que foram gastos, no ano passado, cerca de noventa e três mil reais com locações, a função do vereador é fiscalizar o Executivo, ele parabeniza a gestão pública por isso e alerta que haverá outra licitação na próxima quarta-feira, a qual está num valor em torno de quatrocentos mil reais, ele espera que haja mesmo a necessidade de ter aumento e que a locação não esteja completamente ligada à compra dos reagentes, ele estará presente à sessão da licitação de quarta-feira.

O vereador Leandro Alves pontuou que fiscalizar é função do vereador, e talvez seja o caso de fiscalizar até quem está responsável pelas licitações, sendo necessário ir “mais fundo”, ver como funciona a equipe de licitação e verificar se  há alguma coisa errada. O vereador Marcus Vinícius disse que irá acompanhar a licitação da prefeitura na próxima quarta-feira, ele sabe que há empresas que já entraram com pedido de impugnação, caso haja algo errado, que se impugne a licitação, se estiver tudo certo, que seja realizada. 

O vereador Marcílio Magela de Souza disse que, recentemente, enviou requerimento ao deputado estadual Leonídio Bouças solicitando-lhe empenhar esforços para instalação de uma academia ao ar livre no bairro Paraíso, e ele está muito contente porque a instalação da academia já foi inserida no orçamento e será construída no próximo ano, ele agradece ao deputado.

O vereador Rodrigo Alves Meneses leu resposta da empresa Engesp Construções a requerimento de sua autoria, informando que a solicitação de troca de caminhão caçamba pelo caminhão compactador de lixo no distrito de Torneiros foi atendida de imediato, de modo que o caminhão compactador já está realizando a coleta; leu resposta do prefeito a requerimento de sua autoria, informando que o pedido de pavimentação  asfáltica na rua Santa Luzia, em Tavares, será atendido em conformidade com cronograma financeiro do município. 

O vereador Toninho Gladstone agradeceu ao vereador presidente, Marcus Vinícius Rios Faria, por permitir o plantio de árvores no passeio lateral do prédio da Câmara,  tendo sido  plantadas por ele, com a colaboração do vereador José Salvador Moreira, árvores adequadas para o local, agradeceu também ao vereador José Salvador Moreira, que lhe deu total apoio. Aparte do vereador José Salvador Moreira: disse que está aguando as mudas todas as sextas-feiras. 

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas