Pará de Minas está de luto com a morte do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Chiquinho do Gás

por Marilva Keesen Greco última modificação 21/03/2018 09h22
Esta segunda-feira, 5 de março começou triste em Pará de Minas, com a notícia da morte do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Francisco Júnior, mais conhecido com Chiquinho do Gás. O velório acontece no hall da Câmara Municipal, que leva o nome dele, homenagem prestada pelo vereador Marcílio de Souza e demais colegas vereadores. Durante todo o dia, o saguão ficou lotado de parentes, amigos, pessoas da comunidade e de autoridades políticas para prestarem a última homenagem.

A descoberta recente de um tumor no intestino foi o motivo da internação, na semana passada, para realização de cirurgia. Segundo informações de familiares, Chiquinho estava recuperando, mas no final de semana ele teve alterações no quadro clínico, sendo transferido para o CTI da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. O quadro de saúde se agravou e, infelizmente, ele não resistiu e morreu na noite de domingo, 4 de março. A notícia abalou Pará de Minas e cidades da região que o conheciam.

Chiquinho do Gás teve uma brilhante história como vereador, durante os dois mandatos que exerceu a vereança. Foi presidente da Câmara em 2005 e 2007. Em seu primeiro mandato como presidente retomou as obras de construção da nova sede do Legislativo, projeto arquitetônico idealizado pelo colega vereador Francisco de Assis Viana, o Pelota.

O vereador Marcílio destacou ações importantes do grande amigo e companheiro de Chiquinho do Gás. "Uma pessoa muito simples e dedicada em ajudar o próximo. Ele sempre pensou no bem-estar da população. Além de dar continuidade ao sonho do Pelota, na construção da nova Câmara, o Chiquinho devolveu à Prefeitura na época em que foi presidente, quase R$1 milhão de reais para construção do batalhão do Corpo de Bombeiros. Ele vai deixar um vazio imenso com sua ausência. A dor que família está sentindo só Deus para confortar".

O vereador Marcos Aurélio dos Santos disse que Francisco Júnior foi um dos grandes estudiosos das proposições que tramitaram na Câmara. "Tive o prazer de conviver e trabalhar com Chiquinho. Quando os projetos de lei eram disponibilizados aos vereadores, ele não lia, mas estudava com afinco todo o conteúdo e discutia com propriedade em plenário todos assuntos. Com certeza um grande homem e um exemplo de político. Ele terá para sempre minha consideração e respeito."

Atualmente era diretor da Secretaria Municipal de Obas Públicas e Infraestrutura. Desde que assumiu o cargo Chiquinho era elogiados pelos vereadores, durante o uso da tribuna, nas reuniões ordinárias da Câmara.

Aos 54 anos, o ex-parlamentar deixa a esposa Marilene e os filhos Thiago e Ana Luíza. Seu corpo saíra ás 17 horas do saguão da Câmara Municipal,  em cortejo no caminhão do Corpo de Bombeiros e será sepultado no Cemitério Santo Antônio em Pará de Minas.

Uma nota de pesar foi emitida pelo presidente do Legislativo, Marcus Vinícius Rios Faria (Marcão), com os seguintes dizeres:

Nota de Pesar

A Câmara Municipal de Pará de Minas, por meio de seu presidente Marcus Vinícius Rios Faria, dos vereadores Carlinhos do Queijo, Carlos Lázaro, Dr. Ênio, Marcílio de Souza, Dilé, Leandro Alves, Marcos Aurélio, Rodrigo Varela, Niltinho do São Cristóvão, Rodrigo de Torneiros, Toninho Gladstone, Dé Pedreiro, Daniel Melo, Márcio do São Cristóvão, Márcio Lara, Mário da Matinha e demais servidores da Casa lamentam com profunda tristeza o falecimento do ex-vereador e ex-presidente do Legislativo, Francisco Júnior, mais conhecido como Chiquinho do Gás, e que atualmente era diretor da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Determinado, positivo e caridoso são alguns do adjetivos desse homem que viveu em prol do bem comum e do povo de Pará de Minas. Que os exemplos e ações desse grande cidadão e político sirvam de inspiração para todos nós.

Chiquinho está para sempre marcado na história e na memória do nosso povo. Gratidão é o sentimento que todos, da Câmara Municipal de Pará de Minas, têm por ele. Que Deus possa confortar a esposa Marilene, os filhos Thiago e Ana Luíza, parentes e amigos neste momento de imensa dor para todos nós.

Pará de Minas, 05 de março de 2018.

Vereador Marcus Vinícius Rios Faria

Presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas



Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas.