Lançamento municipal do Parlamento Jovem de Minas lota o Legislativo Pará-minense

por Marilva Keesen Greco última modificação 28/03/2018 14h58
Na manhã desta terça-feira, 27 de março, a Câmara Municipal de Pará de Minas lançou oficialmente, a edição municipal do Parlamento Jovem 2018. O evento contou com a participação de aproximadamente 90 alunos do ensino médio, das escolas estaduais Ângela Maria de Oliveira, Avany Villena Diniz e Nossa Senhora Auxiliadora, além de educadores, familiares dos estudantes e autoridades municipais entre elas o presidente do Legislativo Marcus Vinícius e os vereadores Marcos Aurélio, Toninho Gladstone, Marcílio de Souza, Márcio Lara e Rodrigo Varela.

O programa de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com diversas câmaras municipais, tem como objetivo a formação política voltada aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros.

A Câmara Municipal de Pará de Minas participa do projeto desde 2016. No ano passado, o PJ recebeu um reforço, com a inauguração da Escola do Legislativo Alfeu Silva Mendes. Este ano o presidente Marcus Vinícius deu continuidade ao trabalho iniciado por ele, há dois anos. "Parabenizo a escola Avany Villena que está conosco desde 2016, quando demos os primeiros passos nesse sentido. Em 2017, tivemos além dela, as escolas estaduais Fernando Otávio e Nossa Senhora Auxiliadora, que permaneceu este ano, e no lugar do colégio Fernando Otávio entrou a escola Ângela Maria de Oliveira. Outro ponto importante é em relação ao número de alunos que aumentou este ano, mesmo mantendo três escolas participantes. Isso mostra o sucesso do PJ, despertando nos estudantes o interesse pela política e pelos assuntos que envolvem a coletividade".

 A cada edição, um tema é escolhido pelos participantes durante a etapa estadual. Neste ano, os jovens abordarão a "Violência contra a Mulher". Durante a solenidade, o vereador Marcos Aurélio interpretou um texto falando sobre a gravidade dessa questão, que ganhou repercussão nacional, nos últimos dias, com o assassinato da vereadora Marielle Franco e o motorista dela Anderson Gomes, no Rio de Janeiro.

Além dessa participação, o evento contou com a presença das encantadoras Irmãs Silva acompanhadas de Antônio e João Rachid (pai e filho), cantando os hinos Nacional e de Pará de Minas e as músicas Fascinação e Professorinha. O presidente Marcão também entregou exemplares da Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno da Câmara às escolas participantes do Parlamento Jovem.

Um depoimento emociante foi dado pela ex- aluna do PJ, Miriam Assunção Chaves, que aos 16 anos, representou a Escola Estadual Fernando Otávio. "Participar do Parlamento Jovem foi uma das melhores experiências da minha vida e trouxe um crescimento pessoal. A maioria das pessoas tem uma ideia distorcida sobre o que é política e o projeto nos mostra outros caminhos, nos faz pensar, querer e mudar as coisas erradas que estão acontecendo em nosso país".

O Parlamento Jovem prossegue com as oficinas ministradas nas escolas e passará ainda pela etapa municipal, regional e no final do ano acontece a etapa estadual, quando serão votadas as principais propostas trabalhadas sobre o tema e encaminhadas aos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Veja mais fotos aqui

Assessoria da Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas