Lamil convida vereadores para ciclo de visitas em comemoração aos 70 anos da empresa em Pará de Minas

por Marilva Keesen Greco última modificação 23/04/2018 16h49
A Lamil iniciou o ciclo de visitas guiadas, continuando a agenda de comemorações aos 70 anos de inauguração em Pará de Minas. Na manhã desta quarta-feira, 18 de abril, o primeiro grupo de vereadores participou das atividades para conhecer o trabalho da empresa. Estiveram presentes os vereadores Dé Pedreiro, Rodrigo Varela e Marcos Aurélio.

Os vereadores foram recebidos pelo proprietário e presidente Conselho de Administração da Lamil, Sérgio Lage acompanhado de uma equipe para guiar a visita. Primeiramente foi exibido um vídeo institucional, apresentando o funcionamento da empresa nas áreas de produção, controle ambiental e segurança no trabalho.

De acordo com Sérgio Lage, a Lamil faz a extração do agalmatolito usado em diversos segmentos da indústria química como tintas, borrachas, cerâmicas, celulose, defensivos agrícolas, entre outros. Esse tipo de rocha existe no Brasil apenas nas regiões de Pará de Minas, Pitangui e Mateus Leme. 

"Temos um controle ambiental intenso dentro da nossa empresa, em todas as áreas. Há comentários que as minas se estendem do bairro Santos Dumont até o centro da cidade, mas isso é falta de informação. O agalmatolito está localizado numa área em torno de 2 a 3 hectares dentro do terreno da Lamil e não podemos lavrar fora dessa demarcação por causa da fiscalização dos órgãos que regulamentam a mineração. Hoje, a empresa não gera poeira e nem resíduos devido o controle ambiental feito na mina subterrânea, na mina céu aberto e no beneficiamento", explicou o presidente da empresa, Sérgio Lage.

O diretor executivo, Paulo Sérgio Assunção destacou os investimentos da empresa. "Estamos investindo em novas tecnologias com o intuito de beneficiar o agalmatolito em dimensões exigidas pelo mercado, e que permitirão melhor utilização desse minério na busca de outros mercados. Já atendemos quase todo território nacional, além da Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Bolívia", afirmou Paulo.

A Lamil também faz um trabalho de educação ambiental em parceria com a Ama Pangeia e a Prefeitura, desenvolvendo projetos nas escolas, visando a conscientização e preservação do meio ambiente pelos alunos.

Os vereadores aprovaram a visita e saíram bastante impressionados com a organização, a segurança, controle ambiental e as ações educativas em parceria com as escolas.

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas