Formação de comissões permanentes foi a pauta da primeira reunião ordinária de 2018

por Marilva Keesen Greco última modificação 26/01/2018 13h58
Com o fim do recesso parlamentar, os vereadores pará-minenses se reuniram nesta segunda-feira, 22 de janeiro para a primeira sessão ordinária do ano. Os trabalhos legislativos serão coordenados pelo presidente Marcus Vinícius Rios Faria (Marcão), que está em seu segundo mandato como vereador. A sessão teve como pauta principal a formação das comissões permantes que atuarão em 2018.

É por meio das comissões permanentes que os vereadores analisam os projetos de lei que tramitam no Legislativo, de autoria do Executivo e também de autoria dos próprios parlamentares, emitindo os pareceres apreciados em plenário durante as reuniões.

O presidente da Casa, vereador Marcão explicou a pauta da primeira reunião ordinária. "Esta primeira reunião é específica para formação de comissões e não colocamos nenhum projeto de lei ou requerimentos para serem votados. Tínhamos a espectativa da chegada de alguns projetos do Executivo fossem protocolados, mas infelizmente nada foi enviado à Câmara. Formamos as comissões e agora é trabalho, pois já temos projetos de lei tramitando e aguardando o parecer dessas comissões. Na próxima semana, deveremos entrar com algumas proposições para votação. Também estive com o prefeito e ele me mostrou alguns projetos que serão encaminhados à Câmara, entre eles o do reajuste dos servidores do Executivo, pois sabemos da promessa que ele fez ao funcionalismo e mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos municípios com "confisco" de repasses feito pelo Governo do Estado vamos cobrar essa promessa que o prefeito fez. Vi a panilha do reajuste e com todos os cálculos feitos, mas a atual gestão não conseguiu um reajuste maior, confirmando que o aumento de salário será de 3%". 

Questionado sobre a apresentação do relatório final das denúncias do ex-secretário de Gestão Pública, contra o prefeito Elias Diniz e o procurador geral Júlio César de Oliveira, o presidente Marcão esclareceu o assunto. "Na próxima reunião, esse assunto entrará na pauta,  pela complexidade que envolve as denúncias. Teremos uma sessão com poucos projetos e assim poderemos ampliar o debate sobre o relatório".

O  vereador Marcílio de Souza que preside a comissão especial falou sobre o assunto. "A população não ficará sem resposta, pois estamos trabalhando junto com todas as comissões permanentes no intuito de mantermos os cidadãos bem informados sobre o que foi apurado a respeito dessas graves denúncias". 

As Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Pará de Minas, em 2018, foram definadas. Confira aqui.

Veja mais fotos da reunião ordinária aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas.