Escola do Legislativo é inaugurada na Câmara Municipal de Pará de Minas

por Marilva Keesen Greco última modificação 03/08/2017 17h14
A parceria firmada entre a Câmara Municipal de Pará de Minas e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no inicio desse ano resultou em várias ações desenvolvidas pela atual gestão, entre elas a inauguração da Escola do Legislativo Alfeu Silva Mendes. A solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira, 28 de junho e contou com a presença do presidente Mário Justino, de Seila e Clara Mendes, esposa e filha de Alfeu, do deputado estadual Inácio Franco, do procurador geral Júlio César de Oliveira, representando o prefeito Elias Diniz, dos vereadores Toninho Glastone, Márcio Lara, Dé Pedreiro e Dilé, representando o deputado federal Eduardo Barbosa, do procurador geral da Câmara, Antônio Carlos Lucas, do palestrante José Alcione Bernardes Júnior, de servidores da Câmara, além de familiares e amigos do homenageado.

Durante a solenidade, o presidente Mário Justino falou do objetivo de formação técnica e política de agentes públicos e da sociedade em geral, que tem a Escola do Legislativo. “A escola tem ações voltadas para todos os interessados em aprofundar conhecimentos sobre política e o Legislativo, além de promover atividades destinadas ao cidadão, às organizações e entidades relacionadas ao parlamento. Nossa meta é contribuir para a qualificação da participação popular no processo legislativo”, afirmou Mário.

A Escola do Legislativo recebeu o nome de Alfeu Silva Mendes, por meio de projeto de resolução de autoria do vereador e presidente Mário Justino. Segundo o chefe do Legislativo Pará-minense, a homenagem foi justa e merecida. Alfeu foi professor, cooperativista, e político. Ajudou a fundar, a em Pará de Minas, a Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (COGRAN). Foi presidente da Organização das Cooperativas de Minas Gerais (OCEMG) – e da União Brasileira de Avicultura (UBRA). Também foi candidato a vice-prefeito por duas vezes e a prefeito. No primeiro mandato do atual vice-prefeito José Porfírio de Oliveira Filho (PV), administrou a Secretaria Municipal da Saúde. Antes de falecer estava cursando Direito. Alfeu morreu em 2012, aos 62 anos de idade.

Acompanhada da mãe Seila, Clara Mendes falou da alegria e gratidão de participar da homenagem prestada ao pai. “É uma honra para nós saber que a Escola do Legislativo de Pará de Minas leva o nome de meu pai. Ele amava política. Sabia comentar qualquer assunto nesse sentido. Tenho certeza que todos que o conheceram, ainda guardam as grandes lições que ele deixou em discursos, na sala de aula, na TVI, nas rádios e na Igreja. Ele foi um grande comunicador. Quem se ingressar nesta Escola terá um grande exemplo a ser seguido. O processo legislativo, a elaboração de leis de políticas públicas e práticas participativas têm a cara e o perfil de Alfeu Silva Mendes. Saibam que de onde ele estiver se sente feliz e orgulhoso, pois sua missão será eternizada aqui nesta Casa e nesta Escola. Edificar cidadãos de bem, em prol de um futuro político honesto e sobretudo com amor à nossa cidade”, ressaltou emocionada.

Após a solenidade de inauguração, o professor José Alcione Bernardes Júnior, mestre em Direito Constitucional e Especialista em Assessoria, ministrou palestra sobre o tema: “A importância da Escola do Legislativo”. “Este momento é muito importante não só para a população de Pará de Minas, mas de toda a região, pois a Escola do Legislativo funciona como um difusor do conhecimento. A atividade parlamentar é por demais complexa e demanda suporte técnico e capacitação na formação cidadã, que os vereadores e a população em geral terão a partir de agora”. José Alcione entregou os primeiros livros do acervo da Escola do Legislativo Alfeu Silva Mendes, doados pela ALMG. Entre os títulos estão assuntos que abordam o direito parlamentar, a política, os 25 anos da Constituição Mineira e educação para cidadania.

As atividades continuarão nesta quinta-feira, 29 de junho, com o Encontros com a Política. Durante todo o dia, o professor Alexandre Bossi Queiroz, doutor em Contabilidade e Finanças e Especialista em Contabilidade Pública, consultor da ALMG e professor da Escola do Legislativo, ministrará duas palestras. No período da manhã, ele abordará as “Contas Públicas: Orçamento e Planejamento”. No período da tarde, o assunto será “A Função Fiscalizadora do Poder Legislativo”. 

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas