Campanha Parceiros da Saúde do Idoso é aprovada pelos vereadores pará-minenses

por Marilva Keesen Greco última modificação 19/02/2018 16h32
Excepcionalmente, a Câmara Municipal realizou nesta quinta-feria, 15 de fevereiro, a reunião ordinária devido o feriado prolongado de carnaval. Dois projetos de lei entraram em pauta para discussão e aprovação. Os parlamentares ainda aprovaram 37 requerimentos durante o encontro semanal.

O primeiro projeto de lei em discussão foi o de nº 146/2017, de autoria do vereador Daniel de Melo, que institui o Cartão Passa Fácil Idoso, destinado destinado a pessoa idosa, no e retirado pelo autor na reunião ordinária do dia 05.02.2018. Na reunião desta quinta-feira, a matéria teve pedido de vista pelo vereador Rodrigo Varela e retornará em plenário, na sessão do dia 19.

A segunda proposição que entrou em pauta foi a de nº 167/2017, de autoria do vereador Ênio Talma, que institui a Campanha Parceiros da Saúde do Idoso, foi discutida e aprovada por 16X00 em primeira e segunda votação. 

Encerrados os projetos, os parlamentares discutiram 37 requerimentos que tiveram pedidos de calçamento, capina e limpeza de ruas no bairroJardim América, Santa Edwuirges, São Luiz, Santos Dumont, Providência, Senador Valadares, Residencial Cecília Meireles e Vila Maria; realização de mutirão pela vigilância sanitária para recolhimento de cães soltos pela cidade; manutenção preventiva nos bueiros do município; manutenção do telhado da UBS do Caic; renovar pintura das faixas de travessia de pedestres e placas de sinalização em todo o município; melhorias nas rampas de acesso para cadeirantes; aumentar os dias de coleta de lixo no bairro da Matinha; informações sobre cronograma de execução referente às promessas feitas durante e depois da campanha eleitoral na comunidade da Matinha; reformar o posto de saúde de Carioca; ampliar para duas vezes por semana o atendimento médico no posto de saúde de Carioca; reunião de emergência com autoridades políticas e militares para tratar sobre violência no Residencial Cecília Meireles; melhorias no povoado de Paivas; capina na creche Vereador Doutor Joaquim  Araújo Mendes; operação tapa-buraco no bairro São Cristóvão; troca de lâmpadas no bairro Nossa Senhora das Graças; trocar bancos na praça Galba Veloso; informações sobre instalação de aparelhos de GPS nos veículos da secretaria municipal de saúde; motivo da redução do horário de funcionamento do poço artesiano do bairro Raquel; instalação de redutor de velocidade na rua Diamantina, no bairro Nossa Senhora de Fátima; instalação de faixa elevada de travessia de pedestre na rua Porciúncula; melhorias na Escola Municipal Vicente de Paula Souza, no bairro da Matinha; informações sobre o convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar e notificação aos proprietários de lotes sujos. Os requerimentos de autoria dos vereadores Marcílio de Souza, Ênio Talma, Carlos Lázaro, Carlinhos do Queijo, Márcio do São Cristóvão, Toninho Gladstone, Rodrigo de Torneiros, Dilé, Niltinho do São Cristóvão, Rodrigo Varela e Mário da Matinha foram aprovados por 15X00. E ainda, foram aprovadas duas moções de aplausos de autoria dos vereadores Niltinho do São Cristóvão homenageando a equipe de futsal do Boca Júnior, no bairro Recanto da Lagoa e Carlinhos do Queijo homenageando o professor Leonardo Guimarães Vieira.

O presidente Marcão foi questionado sobre a data de apresentação do relatório das denúncias feitas pelo ex-secretário municipal de Gestão Pública, Fernando Antônio do Amaral (Timbé). "A comissão ainda não entregou esse parecer, mas acredito que no máximo até na próxima segunda-feira isso possa acontecer. Nós não podemos adiar mais essa questão, pois temos o dever de dar uma resposta à população e essas denúncias não acabarão em "pizza". Vamos dar uma resposta mesmo que seja negativa ou positiva", afirmou o chefe do Legislativo.

A próxima reunião ordinária da Câmara será na segunda-feira (19), a partir das 18 horas. A população está convidada para participar das reuniões e a acompanhar os trabalhos do Poder Legislativo Pará-minense.

Veja mais fotos aqui.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas