Câmara Municipal de Pará de Minas inicia atividades do Parlamento Jovem de Minas 2018

por Marilva Keesen Greco última modificação 01/03/2018 16h48
As atividades do Parlamento Jovem de Minas, edição 2018, da Câmara Municipal de Pará de Minas, foram iniciadas nesta semana, pela equipe de coordenação do projeto. O presidente Marcus Vinícius e o vereador Márcio do bairro São Cristóvão marcaram presença nas oficinas de formação política ministradas na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro São Cristóvão; na Escola Estadual Ângela Maria, no bairro São Pedro e na Escola Estadual Avany Villena Diniz, no bairro Santa Edwirges.

Programa de formação política de estudantes do ensino médio, o Parlamento Jovem de Minas está na 15ª edição, oferecendo a esses jovem a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo.

Esta ano, o PJ Minas conta com a participação de escolas de 88 municípios, na discussão do tema central que o enfrentamento da violência contra a mulher. O projeto é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais, entre elas a de Pará de Minas, que participa pelo terceiro ano consecutivo.

Durante esta semana, as oficinas de formação política foram iniciadas nas escolas já citadas, sendo ministradas palestas pela advogada, consultora e coaching Márcia Melo, abordando o tema "Liderança". "Farei uma explanação do que é liderança e em seguida será aplicada uma dinâmica para que eles percebam e identifiquem os colegas com potecial poder de liderança. É muito gratificante receber desses jovens respostas que mostram o conhecimento deles sobre o assunto. Os jovens apontaram uma linha de raciocínio na direção da coletividade e lliderar é pensar no bem comum".

A coordenadora do Parlamento Jovem de Pará de Minas, Aparecida Moreira falou da expectativa de estar à frente do projeto pelo segundo ano. "Nesta ano, será um pouco diferente, pois a Câmara irá até as escolas para realizar as oficinas de formação política. Estamos muito entusiamados pelo aumento da participação de jovens, atingindo um total de 88 estudantes, sendo o dobro do ano passado. O tema desta edição é muito significativo e despertou a atenção dos jovens e provocando maior adesão. A violência contra a mulher permeia a realidade social de forma muito intensa. Não existe um jovem que não conheça uma caso de violência seja na família, de amigos ou vizinhos. O tema é muito propício para discussão e reflexão. Há muita desinformação e com esse trabalho, eles saberão onde, como, quando e quem procurar para denunciar os casos de violência. É preciso ter coragem, pois o problema cresce e persiste porque ainda existe muito medo das consequências. Esperamos que com esse trabalho, os jovens se conscientizem da necessidade de denunciar para mudarmos esssa realidade".

Yasmin Bessa, aluna do ensino médio da escola Avany Villena já participa do projeto e destacou a importância desse envolvimento com a política. "Participo do Parlamento Jovem desde o ano passado e achei a iniciativa muito boa tanto da Câmara quanto dos nossos professores de iniciar-nos no mundo da política. É um assunto que não estamos familiarizados, muitos acham que política é coisa chata, mas por falta de conhecimento. Esse projeto nos ajuda a pensar e termos nossas próprias ideias em relação a política".

Roberta Alves, também é aluna do ensino médio da escola Avany Villena e participa do PJ pela primeira vez. "É um projeto importante para nossa formação cidadã e política e momento de pensarmos e repensarmos sobre esse tema que é a violência contra a mulher para fazermos algo que alivie a dor de quem sofre tanto".

Veja mais fotos aqui

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas