Associação de Deficientes Visuais se torna de utilidade pública e Festa do Rosário é incluída no calendário de eventos de Pará de Minas

por Marilva Keesen Greco última modificação 07/06/2018 13h25
A Câmara Municipal de Pará de Minas realizou mais uma reunião ordinária, na noite desta segunda-feira, 4 de junho com a participação de todos os vereadores. A sessão foi iniciada pelo presidente Marcus Vinícius e logo em seguida suspensa para a abertura de VI Semeia - Semana Municipal de Meio Ambiente. trabalhos em plenário.

Uma palestra foi proferida pela educadora e ativista ambiental Sônia Naime abordando o tema "O que podemos fazer pela nossas águas?". De acordo com Sônia é urgente a elaboração de um programa municipal que preserve as nascentes e promova o plantio de árvores específicas para cada de tipo de meio ambiente tanto urbano quanto rural.  "Pará de Minas pode ser modelo e vitrine de desenvolvimento sustentável nacional e internacional, pois esse movimento sustentável passar pelo controle da água, pela educação e estudos criteriosos de segmentos da economia sobre que plantar e o que fazer, pois é aí que gera emprego e renda e move a economia da cidade", explicou a educadora.

Em seguida, o presidente Marcus Vinícius retomou os trabalhos legislativos, colocando em pauta o Projeto de Lei nº 48/2018, de autoria do vereador Dilhermando Rodrigues Filho (Dilé), que declara de utilidade pública a Associação dos Deficientes Visuais de Pará de Minas (ADEVIPAM). A proposição foi aprovada em primeira e segunda votação por 16X00. Segundo o autor,  esse é um projeto de inclusão. "A ADEVIPAM é nova na cidade, mas chega amparada com base em projetos que ajudarão os mais de 500 deficientes visuais que temos na cidade. O objetivo é ajudar aqueles que perderam a visão em determinado momento da vida a se locomoverem e a se adaptarem à nova realidade, promover mais qualidade de vida e orientá-los em seus direitos e deveres, incluindo aqueles nasceram sem a visão. Com essa declaração de utilidade pública, a prefeitura destinará subvenções para que a associação consiga desenvolver as ações propostas", comentou Dilé.

Ainda foi discutido e aprovado por 16X00, em primeira e segunda votação, o Projeto de Lei 20/2018, de autoria do vereador Márcio Eustáquio Rodrigues, que inclui a Festa do Rosário, realizada anualmente pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário – Os Nonatos – no calendário oficial de eventos do município. De acordo com a matéria, a festa acontece nas duas primeiras semanas de julho e necessita de apoio do poder público. "Os Nonatos têm um luta incansável para serem reconhecidos em Pará de Minas. A cultura do congado tem mais de 100 anos na cidade, por isso necessita da ajuda da gestão pública e a inclusão no calendário de ventos favorece para o recebimento desse apoio", afirmou o vereador Márcio do bairro São Cristóvão.

Vinícius Conrado e membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário – Irmãos Nonato – e afirmou que é uma grande conquista a aprovação desse projeto de lei, incluindo a festa no calendário de eventos do município. "Quem ganha com a valorização da cultura é povo, o congado e a nossa irmandade. Agradecemos ao vereador Márcio e todos os demais que aprovaram esse projeto".

O presidente Marcus Vinícius encerrou a sessão e convidou para a próxima reunião ordinária do Poder Legislativo, na segunda-feira, 11 de junho, às 18 horas. Participe!

Veja mais fotos aqui

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas